Olhos

Sabe aquela mesma foto que você utilizou para identificar o formato do seu rosto ou dos seus lábios? Pegue a mesma foto e analise a proporção dos seus olhos diante do restante dos elementos do rosto. Identificando a estrutura correta dos seus olhos, você poderá adequar a aplicação da maquiagem de forma a equilibrá-los visualmente com os demais elementos. Você pode identificar seu formato de olho em um ou mais dos formatos abaixo (por exemplo, olhos pequenos e com pálpebras caídas) – se isso acontecer, veja as dicas para os dois casos e crie sua composição!

Lembre-se também de sempre (sempre mesmo) remover toda a maquiagem dos olhos antes de dormir. Saiba que os cílios podem se quebrar devido a restos ressecados de máscara para cílios.

Se tiver dúvida sobre as nomenclaturas utilizadas, consulte o nosso Mapa!

 

Olhos caídos ou pálpebras caídas
olhospalpebrascaidasNesse formato de olho as extremidades externas se estendem para baixo. A sombra deve ser aplicada em tom mais escuro na metade externa do olho, elevando um pouco para cima. Os tons de cobre ajudam a levantar a fisionomia. Abaixo do canto externo do olho, pode ser usado um iluminador para ajudar a ressaltar essa região.

 

 

Olhos fundos

olhosfundosOs olhos fundos possuem a pálpebra móvel pequena, porém o espaço da órbita (cavidade do olho) é mais profunda, o que faz incidir muita sombra na pálpebra inferior. Nesse caso, a preferência fica para as sombras cintilantes, que fazem ressaltar a pálpebra. O côncavo deve receber uma cor mais escura para ajudar a ressaltar ainda mais a pálpebra móvel. A área abaixo dos olhos deve ser iluminada com corretivo ou iluminador

 

 

Olhos juntos

olhosjuntosConsideramos que os olhos são próximos quando a distância entre um olho e outro é menor que o tamanho de um olho. Para ajudar a afastá-los, deve ser usada uma sombra mais clara no canto inferior, escurecendo a partir da metade da pálpebra para fora, puxando um pouco o esfumado para além da pálpebra. A máscara para cílios ajuda no efeito de afastamento se utilizada penteando os cílios para fora, em vez de para cima.

 

 

Olhos separados

olhosseparadosAo contrário dos olhos próximos, no caso dos olhos afastados a distância entre os olhos é maior que o tamanho de um olho. A dica é exatamente o contrário da anterior: a cor mais escura inicia no canto interno e vai clareando ao longo da pálpebra no sentido do canto externo do olho. Na aplicação da máscara, os cílios devem ser penteados para cima, e o delineador pode ser aplicado na pálpebra inferior e superior.

 

 

Olhos grandes ou com pálpebras grandes

olhosgrandesOs olhos com pálpebras grandes possuem a região da pálpebra bastante visível mesmo com os olhos abertos. Existem algumas restrições para a aplicação de sombra nesse formato de olho, pois o aspecto pode ficar chamativo demais. Nunca deve ser utilizada sombra escura acima do côncavo, e devem ser evitadas as cores cintilantes ou muito claras. Inicie aplicando uma sombra escura rente aos cílios inferiores, e vá esfumando em direção ao côncavo, deixando a cor gradativamente mais clara.

 

 

Olhos pequenos ou redondos

olhospequenosOs olhos são considerados pequenos se forem pequenos quando comparados aos outros elementos do rosto. A sombra escura deve ser aplicada no canto externo em formato de triângulo, puxando a cor escura acima do côncavo, mantendo a cor mais clara no centro da pálpebra. O uso do iluminador opaco (sombra branca) abaixo da sobrancelha também ajuda  a aumentar os olhos. Defina bem a sobrancelha e curve os cílios, para ajudar a abrir o olhar. Alguns maquiadores sugerem o uso de lápis branco ou nude na linha interna da pálpebra inferior (linha d’água), porém não acho que isso faz grande diferença! Esfume ao redor dos olhos com lápis ou sombra marrom para dar a impressão de olhos maiores.

 

 

Olhos puxados ou orientais

olhosorientaisA pálpebra desse formato de olho é menor e o côncavo mais superficial, e é necessário dar impressão de profundidade ao olhar. Para isso, deve ser usada uma sombra mais escura acima da linha do côncavo. A aplicação do delineador deve ser em traço muito fino, bem rente à linha dos cílios. O iluminador abaixo da sobrancelha ajuda a levantar o olhar.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *