Combinando as cores

Corrijam-me se eu estiver errada: amamos as cores, nos encantamos com elas, mas na hora H morremos de medo de inserí-las na maquiagem!

A teoria das cores é (ou deveria ser) utilizada por vários profissionais, como decoradores, web designers… e por nós, maquiadores! Entender um pouco sobre a teoria das cores ajuda a perder o medo e não fazer feio usando cores nos olhos.

Para isso, precisamos fazer uso de uma ferramenta que chamamos de disco cromático, que organiza as cores em círculo mostrando de que forma elas se relacionam. Com a ajuda de um disco cromático, fica mais fácil identificar as cores que caem bem para a sua cor de pele, de roupa ou de acessórios.

Primeiro, é preciso conhecer as principais definições e combinações entre as cores:

Cores primárias: são o azul, vermelho e amarelo. A mistura dessas cores cria outras cores secundárias. A mistura de branco ou preto a essas cores cria variações de tom.

Cores secundárias: são as cores que se originam da mistura uniforme de cores primárias, no caso o laranja, o roxo e o verde.

Cores terciárias: são as cores que se originam da mistura de uma cor primária com uma cor secundária.

 

 

COMBINAÇÕES QUE DÃO CERTO (veja os exemplos nas imagens abaixo)

Combinação entre cores complementares: é a combinação utilizando cores opostas entre si no disco. Usadas em conjunto, apresentam contraste maior e, por isso, se destacam.

Combinação entre cores análogas: é a combinação entre três cores “vizinhas” no disco, como por exemplo verde-limão, amarelo e laranja.

Combinação tríade perfeita: é a combinação entre três cores que estão igualmente espaçadas no disco.

Combinação tríade complementar: é a combinação entre uma cor do disco e as duas cores vizinhas da sua cor complementar.

Combinação quadrada de cores: é a combinação entre cores igualmente espaçadas entre os quatro pontos do quadrado. Permite usar uma gama mais variada de cores e suas variações.

Combinação tetrádica: é a combinação em que são escolhidas duas cores complementares, utilizando-se também das duas cores nas outras pontas de um retângulo, em qualquer direção do disco.

 

 

Na prática, como funciona?

Quando pensamos em combinar a cor da maquiagem com a cor da roupa, somos sempre diretos: vestido amarelo, sombra dourada! Vestido verde, sombra em tons de verde! Vestido azul, sombra azul! Com a ajuda do disco cromático, fica fácil perceber como estamos erradas. Faça o teste e confira!

Você precisa de uma referência, que pode ser a cor dos olhos, por exemplo. Em seguida, veja quantas cores precisa combinar.

Combinando duas cores, por exemplo, os olhos com a cor da sombra: use a cor oposta ou as cores secundárias da cor oposta no disco de cores. Para olhos verdes, as sombras que combinam melhor são os tons avermelhados!

Combinando três cores, por exemplo, os olhos com o vestido e a sombra: imagine um triângulo posto bem no centro do círculo, e combine as cores que estão nas pontas ou suas secundárias. Por exemplo: olhos verdes e vestido rosa, por incrível que pareça fica bem com sombra laranja.

E assim por diante, sempre fazendo uso das regras das combinações harmônicas acima!

Abaixo, uma lista dos discos com cada uma das combinações, e depois, algumas fotos com diversas combinações lindas para comprovar o que dissemos por aqui.

Agora que aprendeu, tenha seu disco sempre à mão e saia da mesmice! 😉

 

Cores complementares
cores-análogas
Cores análogas
tríades
Tríade perfeita
cores-complementares-divididas
Tríade com cores complementares
quadrado-de-cores
Quadrado de cores
Cores-tetrádicas
Combinação tetrádica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Harmonia triádica. Fonte: http://www.truquesdemaquiagem.com.br/
Harmonia análoga (azul, roxo e rosa). Fonte:   http://www.beautylidadepublica.com
Tríade complementar. Fonte: http://www.beautylidadepublica.com
Cores complementares, olhos azuis e sombra laranja (batom nude).
Combinação complementar: vestido vermelho e sombra verde

Comentários

comments

12 thoughts on “Combinando as cores

  1. Olá, tudo bem?

    Na festa de fim de ano usarei um vestido amarelo longo. A cor dos meus olhos é castanho claro e meu cabelo é longo e castanho escuro.. sou branquinha também. Qual tom de sombra devo usar?

    Obrigada

    1. Oi, Janaine! Nossa, me perdoe – só hoje que vi seu comentário! 🙁 Ficou escondidinho aqui nas notificações da página!

  2. Vou me formar e meu vestido vai ser amarelo em renda. Sou bem branquinha e tenho olhos castanho claro. Gostaria de docas de cor de maquiagem e acessórios.

    1. Oi, Cecília! Que tal uma opção em tons de uva e roxo? Vai ficar lindo se você é branquinha, e fica lindo com amarelo!

  3. Sou morena vou ser madrinha de casamento e vou com um vestido amarelo longo,gostaria de saber que tons pode combinar com amarelo.

    1. Olá, Cristina! Se você está a fim de usar cores, uma sugestão lindíssima para morenas com vestidos amarelos é a sombra e acessórios com detalhe em azul marinho. Nesse caso temos uma combinação tríade com cores complementares, envolvendo o tom da sua pele, a cor do vestido e o azul marinho. Depois me conte o resultado e o que você achou! Beijos da Paty

  4. Olá,

    meu vestido é amarelo de renda com tule. Lindooo. Ele é curto. Meus brincos e anel vão ser da cor azul !!! Qual cor de maquiagem eu uso nos olhos. Por favor, me ajudem. Obrigada.

    1. Oi, Juliana! Qual a cor dos seus olhos? Se você tiver face, dá um Oi por mensagem lá na fan page, para que eu possa ver o seu rosto e olhos e dar uma dica bem legal de make!

    1. Oi Cibeli! Pode sim! Mas nesse caso, na boca, a dica é usar um batom em tom coral (alaranjado), para equilibrar o azul (complementar) com o amarelo (que é análogo). Vai ficar lindo!

    1. Olá, Tah! Para comprar, você encontra geralmente nas lojas de materiais para artesanato! Na Internet, procure por “disco cromático”, e você vai encontrar algumas lojas que vendem. Mas uma sugestão mais barata e simples é você imprimir o disco em papel de fotografia ou em papel normal e plastificar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *