Solução caseira para higienizar pincéis

titulo_higienizador

 

 

Você sabia que pincel limpo melhora a qualidade da maquiagem? Os pincéis acumulam todos os resíduos – não só da maquiagem, mas da pele também. A oleosidade da pele também se acumula dos pincéis ao longo do uso, e tudo isso piora o acúmulo de produtos nas cerdas.

Assim, quando você aplica um pó ou base com pincel sujo, está automaticamente… depositando sujeira na pele! A durabilidade da maquiagem fica seriamente comprometida, além de aumentar as chances de infecções como a acne. Quem tem pele oleosa, principalmente, precisa usar sempre pincéis limpos!

Nós, maquiadores, além da necessidade de higienizar os pincéis para garantir uma maquiagem saudável, precisamos também lidar com uma variedade de pigmentos nas sombras, pós, base. Por isso, a limpeza precisa ser feita constantemente, às vezes até mesmo durante a maquiagem, no caso dos pincéis de sombra.

A lavagem de pincéis com água e sabão neutro, principalmente no caso das cerdas naturais, pode alterar a estrutura da cerda – e você nunca mais terá o mesmo pincel. Além disso, pode acumular água no interior da estrutura do pincel, o que é um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias. Por isso, sempre que lavar um pincel com água, seque direitinho com o secador de cabelo, sempre em direção às pontas das cerdas.

Após a limpeza, o pincel deve repousar sempre na horizontal.

Existem poucos produtos no mercado brasileiro específicos para limpeza de pincéis. Por isso, alguém em algum momento pesquisou e criou uma fórmula caseira para limpeza de pincéis. Desconheço a autora dessa fórmula caseira, mas certamente ela merece um “upa”!

Você pode guardar esse produto por poucos meses em um frasco com aplicador. Os pincéis ficam macios e muito limpos. Aprovadíssimo! A receita:

1 copo de água mineral
3 colheres de sopa de álcool 70
1 colher de chá de shampoo infantil
1/2 colher de chá de detergente líquido de louça neutro
1 colher de chá de leave-in líquido (para cabelos)

Misture tudo e guarde num frasco, que pode ser com ou sem borrifador.

Para limpar os pincéis, espirre a solução num papel toalha e esfregue o pincel, ou aplique diretamente sobre o pincel e depois limpe no papel toalha. Você também pode colocar a solução num copo e mergulhar as cerdas (somente as cerdas) por alguns segundos, depois limpar no papel toalha.

Aguarde secar ou seque com o secador, sempre com o jato de ar em direção à ponta das cerdas, e nunca o contrário!

 

IMG_3140 IMG_3141 IMG_3143

Comentários

comments

One thought on “Solução caseira para higienizar pincéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *