Lábios

Nossos lábios não possuem a camada de proteção de suor e óleos corporais, e por isso secam rapidamente e necessitam de hidratação constante e maior proteção contra o sol. A cor mais vermelha dos lábios, principalmente nas peles mais claras, que possuem menos melanina, se deve justamente ao fato de a pele dessa região ser muito mais fina, deixando as células sanguíneas aparecerem mais.

Além da análise do formato dos lábios na maquiagem, é importante também que eles sejam preparados junto com a pele, com base e pó. A base vai uniformizar o tom dos lábios com o da pele, fazendo com a cor do batom depois da aplicação fique mais próxima da cor que você vê na embalagem – do contrário, a cor vai se misturar à cor natural dos lábios e o resultado será bastante diferente. Já o pó ajuda na fixação do batom, que vai durar muito mais do que quando aplicado diretamente sobre a pele ou sobre a base.

 

Identificando seu formato de lábios

Com uma foto de frente, sem maquiagem com os lábios em posição natural, compare seus lábios com as imagens e veja as dicas para obter o melhor resultado na maquiagem. Para desenhar a linha dos lábios, use um lápis de cor natural, ou da mesma cor do batom, ou o próprio batom com a ajuda de um pincel para lábios.

 

Lábios grossos

labios_grossosDelineie a linha natural dos lábios, na parte interna – nunca ultrapasse a linha interna com a cor do batom. Prefira cores suaves caso não deseje atrair muita atenção para os lábios, mas podem ser usadas cores brilhantes ou opacas, pois ambas ficam bem nesse formato de lábios.

 

 

Lábios finos

labios_finosDelineie exatamente na linha exterior dos lábios. As cores muito escuras devem ser evitadas por quem possui lábios muito finos, porque ficarão com aparência ainda menor. No caso do batom vermelho, escolha um tom mais aberto. O uso de gloss somente no centro dos lábios ajuda a dar a impressão de volume. Também são indicados para esse formato de lábios os batons de volume, que aumentam o fluxo sanguíneo na região.

 

 

Lábios caídos

labios_pequenosDelineie a linha do lábio superior, nas extremidades, ligeiramente para a parte externa. Os tons rosados e beges ficam melhores nesse formato de lábios.

 

 

 

Lábios assimétricos

labios_largosÉ o caso do lábio superior mais fino que o inferior, ou o contrário. Nesse caso, o contorno dos lábios superior e inferior deve ser diferente para equilibrar as formas. Se o inferior for mais fino, faça o delineado apenas no inferior, na linha externa do lábio. Se o superior for mais fino, delineie o lábio superior na parte externa e o inferior na parte interna.

 

 

Lábios largos

labios_largosO delineado deve ser concentrado no centro dos lábios, aumentando essa região, e na parte interna do restante da linha dos lábios. Batons brilhantes ficam melhores porque dão a impressão de volume. Devem ser evitadas as cores chamativas quando a maquiagem dos olhos for bastante expressiva, pois do contrário chamará muita atenção para os lábios e a aparência será visualmente muito “carregada”.

 

 

Lábios maduros

labios_madurosOs lábios maduros possuem mais marcas de expressão e por isso o batom pode “escorrer” após um tempo de aplicação, através das ranhuras das linhas dos lábios. Nesse caso, é essencial o uso de um primer e delineador para fixar bem o batom. O ideal para quem tem lábios maduros é usar uma maquiagem mais leve nos olhos e uma cor mais viva nos lábios.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *